Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco
  • Foto do Dr. Filipe Pereira
Aumentar e Reduzir Tamanho do Texto

Ectrópio

[ Clique aqui para fazer o download do folder ]

Descrição

O ectrópio é a eversão e queda da pálpebra inferior (pálpebras de baixo viram para fora), deixando o olho exposto e seco, podendo ocorrer lacrimejamento excessivo por reflexo da irritação ocular. Caso não seja tratado, acarretará formação de crostas nas pálpebras, fechamento do ponto lacrimal (por onde é escoada a lágrima), secreção mucosa, sensação de cisco dentro do olho, vermelhidão na pálpebra e conjuntiva (branco do olho) além do incômodo constante. Em casos avançados pode levar a infecções oculares, lesões e úlcera de córnea.

Causas

Geralmente esta doença é o resultado da frouxidão da pálpebra que ocorre com o avanço da idade, mas também pode ocorrer devido trauma, ceratose solar, cicatrizes, paralisia facial, após cirurgias oftalmológicas e palpebrais.

Cirurgia

Depende da causa do ectrópio. Quando a causa é o envelhecimento, é feito um “encurtamento” da pálpebra através de uma incisão (corte cirúrgico) no canto lateral e pontos de fixação. Em casos selecionados, pode ser necessário retirada das bolsas de gordura, abertura dos pontos lacrimais e enxerto de pele.

Riscos e Complicações

• Cicatrizes hipertróficas e infecções.
• Hematomas no pós-operatório.
• Hipocorreção (retirado menos que o necessário), havendo a possibilidade de um retoque/nova cirurgia.